Tuneis de Ultracongelação/ Arrefecimento em Espiral

Os túneis helicoidais projectados para o Ultra congelação ou arrefecimento rápido de uma variada gama de produtos embalados ou não, atingindo capacidade de 200 até 5.000 kg/h.

FUNCIONAMENTO DOS TÚNEIS DE ULTRACONGELAÇÃO

O sistema consiste de um transportador de esteira de forma helicoidais sobre o qual o produto a congelar é depositado.

A velocidade de deslocamento da esteira é regulável em função das características do produto a congelar ou arrefecer.

A esteira é carregada com produtos e, ao se deslocar para dentro das zonas de congelamento e arrefecimento, é enrolada ao redor de tambores rotativos de accionamento. Enquanto a esteira está a andar em forma de espiral para cima, ar frio circula num fluxo constante, guiado de forma conveniente, segundo as características de cada produto, atingindo todas as superfícies de congelação. Este processo tem uma eficiência muito grande, extraindo o calor dos produtos o mais rápido possível, sem submeter os mesmos a velocidades excessivas de ar, o que poderia danificar produtos delicados. No final do ciclo de congelação, os produtos são transportados para fora do túnel e descarregados para armazenagem em câmara de conservação de congelados, ou expedição.

Os tambores são movimentados por redutores de velocidade, localizados em uma das colunas da estrutura principal. A tensão das esteiras é controlada por accionamentos auxiliares conectados por embraiagens às unidades de accionamento principais.

Os túneis combinam uma construção compacta com um sistema altamente eficiente de esteiras transportadoras e de congelação.

O ar é refrigerado em trocadores de alto rendimento e circulado por ventiladores axiais centrífugos

No projecto dos equipamentos foram levadas em consideração, as facilidades de limpeza e manutenção, e do consumo eficaz de energia.

Os sistemas completos de suporte dos conjuntos das esteiras, inclusive os quadrantes estruturais, tambores centrais e os suportes de entrada e descargas são fabricadas a critério do cliente em aço zincado a quente, aço inox ou alumínio.

Os túneis são isolados termicamente por meio de painéis frigoríficos isolados com espuma rígida poliuretano injetado com retardante a chama, reduzindo ao mínimo a penetração de calor através das paredes.

Os equipamentos são fornecidos completos com todos os componentes eléctricos e quadros para comando, controle, sinalização e protecção.

Fluxo de ar apenas sobre o produto a congelar ou arrefecer, tendo assim um consumo de energia inferior.

APLICAÇÕES DO ARREFECIMENTO EM ESPIRAL

  • Matadouros de Aves, Bovinos e Suínos.
  • Fábricas de Transformação de pescado
  • Indústrias de lacticínios
  • Fabricas de produtos alimentares Pizzas, lasanhas, hambúrguer, pré cozinhados diversos.



Administração Solar Light Tower Concebido e desenvolvido por FarinhaSilva, Soluções para a Internet